segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

F-A-R-T-A

O que eu queria mesmo era  viver sem um plano em mente. Viver encarando o acto de comer de forma natural e não obsessiva. Queria poder comer livremente e estabilizar num peso saudável. Ora cumprindo um plano para atingir um peso mínimo saudável significa ser "obrigada" a comer. Ao estabilizar não poderei nem comer a mais nem comer a menos, será sempre aquela quantidade, aquelas calorias, aquelas horas. Eu não quero isso para a minha vida, quero poder comer consoante o meu apetite e não seguir um plano. Estou farta deles.

8 comentários:

  1. ola..
    tenta não pensar nisso, sei que é complicado, mas não pode ser a comida a controlar-te, tu é que a tens de a controlar ;)

    ResponderEliminar
  2. Consegues viver sem um plano em mente?
    Consegues «viver»?

    Tens de pensar o que é que queres para ti. Tens de chegar ao peso suposto e a partir daí perguntares à tua médica o melhor a fazer. Um plano só é uma prisão se o encarares como tal. Por exemplo, para mim, cumprir o plano, é ser mais livre do que não cumprir.

    Tambem se pensares bem, o que as pessoas comem normalmente é o que está no plano..Eu guio-me pela minha mae.

    O pequeno almoço dela é leite com chocolate (200mL) + tostas(80) com doce de frutos + 1 kiwi. Depois almoça sopa, carne ou peixe + arroz, massa ou batata + salada. e no fim uma peça de fruta. mts vezes n lancha, mas quando lancha é chá com bolachas com doce (3 ou 4) e depois janta igual ao almoço, as vezes sem a sopa outras vezes sem a fruta. quando lhe apetece come queijo com marmelada, mt raramente e sempre pouco. Isto é o exemplo de uma pessoa com uma alimentaçao normal. É assim tão diferente do plano?

    **

    ResponderEliminar
  3. Blair, eu percebo o que estás a dizer..essa liberdade só vais conquistar quando cumprir o plano se tornar natural. E sabes como é q isso acontece? Através do hábito. Quando cumprires aquilo durante o tempo suficiente vais ver que deixa de ser uma prisão. Eu tento acreditar nisso, pelo menos.

    Qual é a alternativa? ;)

    ResponderEliminar
  4. EU nao acho que és burra, tu é que ainda nao percebeste o que estou a dizer..mas vou ser mais directa :p

    1. Se soubesses comer normalmente, não precisavas de ajuda.

    2. Tens de confiar nas pessoas. E o que é q a médica(que é quem sabe) te disse? Entre outras coisas: plano.

    3. O plano custa-me e muito. As vezes parece q tenho fome, outras vezes parece que estou cheia, e tenho de comer e nao quero, mas se eu soubesse agir normalmente, não tinha precisado de ajuda. Nem tu.

    4. Um dia, quando te souberes alimentar convenientemente, vais deixar de seguir o plano, porque ele passa a ser natural. Começas a substituir uns alimentos por outros...mas nao te iludas: comer normalmente é comer bem, de 3h em 3h ou de 4h em 4h, como faz a maior parte das pessoas SEM PENSAR nisso.

    5. Manter o peso não implica seguir o plano estritamente. Há dias em que tens uma festa e comes coisas diferentes; há dias em que vais lanchar acasa de uma amiga e não há la as tuas coisas; ha dias em que os horarios nao te permitem fazer o lanche as horas certas. E garanto-te que se não comeres demais permanentemente, NAO VAIS ENGORDAR.

    6. Neste momento não és livre. Tens peso a menos, precisas de mais. Quando chegares ao peso certo, aí sim tens espaço de manobra..mas não te iludas. A saída da prisão em que te encontras faz-se(ironicamente) através de um misto de auto-disciplina e risco, um equilibrio tenso entre os dois.

    7. :D

    ResponderEliminar
  5. isso leva tempo, mas estás no bom caminho :), é isso que importa! tu chegas lá, tenho a certeza!

    quanto ao leite, eu bebo do pingo doce o natural light!
    mas os pacotinhos, infelizmente, da marca pingo doce, não há light. Por isso são da alpro soya natural light :)

    ResponderEliminar
  6. tens que tentar cumprir um plano por agora, até estares bem, até te sentires mais confiante... eu sei que é horrível cumprir uma regra e ter um plano sempre colado a ti! mas é muito melhor agora até depois conseguires cumprir sozinha com uma alimentação equilibrada :)! eu própria tive um plano muito tempo para emagrecer, depois tive que ter um plano de manutenção porque não conseguia parar de perder...e só agora estou a encontrar equilibrio! tu chegas lá querida :)

    ResponderEliminar
  7. Olá!
    Quando ia à nutricionista, nos 2 ou 3 primeiros dias, decorava o plano, assim era quase como se fosse uma coisa normal de comer e fazer aquilo.
    Os planos fazem falta no inicio, para nos orientarem, e eles se forem bem feitos, resultam...
    Vais ver que daqui a uns tempos até vais sentir "afinidade" com os planos :D
    Eu sinto falta de quando os tinha... snif snif... lol

    Beijinhos grandes

    ResponderEliminar